Se todos os sentimentos, intensos
Se as pessoas, sinceras
O mundo seria melhor, menos denso.
O melhor é hipótese
Que o "se" explica
Ou complica!
Afinal, é suposição!
“Cessem do sábio grego e do troiano/ As navegações grandes que fizeram;/ Cale-se de Alexandre e Trajano/ A fama as vitórias que tiveram;/ Que eu canto o peito ilustre lusitano,/ A quem Netuno e Marte obedeceram./ Cesse tudo o que a musa antiga canta./ Que outro valor mais alto se alevanta.”/ (Camoes, Canto I)
Peço licença nesse espaço literário para comentar uma declaração inesperada de um religioso. Li, recentemente, que na Assembleia Geral da CNBB, dom Dadeus, arcebispo de Porto Alegre, fez a seguinte declaração: “Antigamente, não se falava em homossexual. E era discriminado. Quando se começa a dizer que eles têm direitos, direitos de se manifestar publicamente, daqui a pouco vão achar os direitos dos pedófilos”. Uma afirmação infeliz e ignorante.

As obras de Vinicus de Moraes estão disponiveis na Brasiliana Digital (USP). O internauta tem acesso irrestrito a um acervo de livros, periódicos e manuscritos de autores diversos. O acervo é composto por obras da USP e do grande José Mindlin. Livros digitais com edições, às vezes, inéditas. 

(Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas), 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás. Em 1903 já escrevia poemas sobre seu cotidiano, tendo criado, juntamente com duas amigas, em 1908, o jornal de poemas femininos "A Rosa”. Cora Coralina era chamada Aninha da Ponte da Lapa. Tendo apenas instrução primária e sendo doceira de profissão comprava doces das rejeitadas prostitutas para vendê-los.
De todos os povos.
de determinação feminina, enriqueceram a escola que soube levar para a Marquês de Sapucaí a história medieval do espanhol Miguel de Cervantes. A segunda obra mais comercializada no mundo foi publicada em dois volumes, em 1605 e 1615 e é uma sátira sobre os romances de cavalaria de muitos leitores daquela época. Um livro crítico que preza pelo lúdico da insensatez e pelo universo dos sonhos tão procurados pelos leitores.
Os autores da literatura brasileira não deixaram de admirar, cada um com uma abordagem, essa grande festa popular. Por outro lado a admiração é recíproca. Escolas de samba com características predominantemente populares e marcadas pela perspectiva da oralidade vislumbraram e transformaram a manifestação por excelência da cultura escrita, a literatura, em matéria de samba.